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Endereço do Portal de Serviços: http://atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br


  1. Primeiro Acesso

    Acesse o Portal de Serviços: http://atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br
    Clique em “Acesso POA”.
         Obs.: Mesmo Servidores Municipais devem utilizar o “Acesso POA” para fazer solicitações. O “Acesso PMPA” é exclusivo para os servidores que atendem às demandas.

    Você pode se cadastrar diretamente no Acesso POA ou utilizar seu login nos serviços de internet disponíveis:

    1. Utilizando a opção "Cadastre-se"

      Após clicar em “Cadastre-se” você será levado à tela seguinte, onde deve preencher seu nome, e-mail e criar uma senha. Marque “Não sou um robô” e clique novamente em “Cadastre-se”:

      Você receberá um e-mail para que seu cadastro seja validado. Acesse sua caixa de e-mails, localize o e-mail para confirmação e clique sobre o link. Não esqueça de verificar também a caixa de Spam caso não localize o e-mail.

      Clicando no link você será levado à esta tela:

      Pronto! Você já está dentro do Portal de Serviços.

      1.  Problemas com o cadastramento

        Não recebi o e-mail de confirmação

        Não esqueça de verificar também a caixa de SPAM de seu e-mail.

        Se ainda estiver com esta tela aberta, use a opção “Clique Aqui”:

        Ou

        Acesse a tela inicial novamente e clique em “Acesso POA”:


        Na próxima tela clique em “Esqueceu a senha?”:

        Digite seu e-mail e clique em “OK”:

        Acesse seus e-mails e clique em “Link para redefinir as credenciais”:

        Digite uma nova senha, repita no campo seguinte e clique em “Ok”.

        Pronto! Você já está dentro do Portal de Serviços.


        Link expirado

        Recebeu o e-mail de acesso, clicou no link mas ele já está vencido? Clique em “Voltar para o aplicativo”:

        Clique em “Acesso POA”:

        Na próxima tela clique em “Esqueceu a senha?”:

        Digite seu e-mail e clique em “OK”:

        Acesse seus e-mails e clique em “Link para redefinir as credenciais”:

        Digite uma nova senha, repita no campo seguinte e clique em “Ok”.

        Pronto! Você já está dentro do Portal de Serviços.


        E-mail já existe

        Tentou se cadastrar mas recebeu a informação de “E-mail já existe”?

        Utilize a opção “Esqueceu a senha?”. Consulte item "Não recebi o e-mail de confirmação".


    2. Utilizando os serviços de internet

      Após escolher o serviço ou rede social da internet na qual você já possui cadastro, abrirá uma nova tela. Digite os dados solicitados de acordo com o serviço utilizado e entrará no Portal de Serviços.

      GOV.BR

      GOOGLE

      TWITTER

      FACEBOOK

      APPLE


  2. Escolhendo um serviço

    Para navegar entre os serviços disponíveis no Portal, clique em SMF ou faça uma pesquisa por assunto:

    1. Pesquisa pelos menus

      Clicando em SMF você será levado a uma nova tela, onde existem cinco menus (Geral, Processos, IPTU, ITBI e ISSQN) e dentro deles uma série de serviços disponíveis:


      Após identificar o serviço adequado às suas necessidades, clique sobre o mesmo:




    2. Pesquisa pelo Ajuda

      A busca do serviço também pode ser feita pelo campo “Como podemos ajudar?”. Basta digitar uma palavra:



  3. Fazendo uma solicitação (abrindo um Ticket)

    Após localizar o serviço desejado, clique sobre ele e confira as informações antes de iniciar o preenchimento:

    Preencha os dados solicitados e escolha entre as opções que vão sendo indicadas:

    Após o preenchimento de todos os campos e anexação dos documentos necessários, clique em “Criar”:

    Seu pedido (Ticket) é gerado e distribuído para atendimento:

    Você também receberá um e-mail confirmando a abertura do Ticket:

    Seu Ticket pode levar até três dias úteis, em média, para ser atendido, de acordo com a demanda. Havendo uma resposta ou solicitação de novas informações referente ao Ticket aberto, você receberá um e-mail avisando que houve um novo comentário na sua solicitação:

    Você também pode consultar seus Tickets a qualquer momento através do menu “Solicitações > Minhas Solicitações” na página inicial do Portal:




    1. Acrescentando informações a um Ticket

      Se você encerrou um ticket mas deseja anexar um novo documento ou mesmo alguma nova informação, ou se você precisa anexar um arquivo e não havia campo disponível no serviço escolhido, ao encerrar o pedido e ser gerado o Ticket, utilize a opção “comente sobre a solicitação”:

      Você também pode incluir informações e arquivos posteriormente. Consulte o item "4 - Consultando seus Tickets".

    2. Erros

      O arquivo deve estar em formato PDF.


  4. Consultando seus Tickets

    Além da consulta através dos links enviados pelos e-mails que informam movimentação no pedido, a qualquer momento você pode consultar todos seus Tickets clicando em “Solicitações > Minhas Solicitações” que fica no canto superior direito da tela inicial:

    Inicialmente, estarão listados somente os Tickets abertos e não atendidos:


    Mas basta alterar o primeiro campo para “Qualquer status” que todos seus tickets serão listados, independente do andamento:


    Para consultar um ticket, anexar novas informações ou arquivos ao mesmo, consultar as respostas e anexos enviados, basta clicar sobre ele:

    Utilize o campo “Comente sobre a solicitação...” para incluir novas informações ou arquivos ao Ticket:

    Cada nova informação vai sendo adicionada ao Ticket:

    Você pode filtrar a pesquisa inserindo o número do Ticket (SMF-XXXXX). Este recurso é bastante útil para quem tem muitas solicitações feitas no Portal.

    Os arquivos enviados para você constarão em um comentário. Basta clicar sobre ele para abri-lo:

    1. Posso reabrir um Ticket fechado?

      Sim, desde que esteja dando continuidade ao mesmo assunto e que seja um Ticket recente.

      Não é possível reabrir tickets para os quais tenha sido aberto processo administrativo SEI:

    2. Não lembro minha senha. O que devo fazer?

      Se efetuou o cadastro no Portal de Serviços utilizando a opção “Cadastre-se” do Acesso POA, utilize a opção “Esqueceu a senha?”. Consulte o item "Não recebi o e-mail de confirmação".

    3. Recebi a resposta de um Ticket mas permaneço com dúvidas. O que devo fazer?

      Reabra o ticket inserindo um novo comentário. Consulte o item "4 - Consultando seus Tickets".

    4. É obrigatória a juntada de um formulário mas clico no link indicado e não acontece nada.

      O requerimento pode ser aberto clicando com o botão direito do mouse e selecionando “Abrir link em janela anônima”. Esse problema costuma ocorrer no Google Chrome, acessando o Portal de Serviços por outro navegador também pode funcionar.


    5. Posso abrir uma solicitação para outra pessoa?

      Sim. A abertura do ticket pode ser feita por qualquer pessoa/e-mail. Quando o serviço exigir legitimidade, os formulários obrigatórios deverão estar assinados pelo próprio contribuinte ou seu representante legal ou será solicitada apresentação de documentação comprobatória da legitimidade.

    6. Os formulários e requerimentos obrigatórios precisam ter firma reconhecida?

      Os requerimentos podem estar assinados pelo contribuinte ou seu representante legal sem reconhecimento de firma, desde que acompanhados do documento de identidade com assinatura idêntica no requerimento e demais documentos comprobatórios de legitimidade, quando necessário.

      A assinatura também pode ser feita com certificado digital desde que o documento esteja salvo em PDF e está sujeita à verificação da validade no site do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação – ITI.

    7. Como posso avaliar o atendimento recebido?

      No e-mail que você recebe informando o encerramento do Ticket há a opção de avaliação:

      Depois de clicar na sua avaliação você ainda pode fazer um comentário sobre o atendimento recebido:


    8. Quais são os serviços disponíveis em cada Menu?

      Menu Geral

      - Balancete de Dívida

      - Cadastro Municipal de Pessoas

      - Certidão

      - Controladoria Geral do Município (CGM)

      - Declaração de Pagamentos

      - Denúncias

      - Guia de Pagamento

      - Débito em Conta/Duplicidade em Pagamento/Inconsistência

      - Parcelamento de Dívidas

      - Patrimônio

      - Proesporte

      - Dúvidas Gerais


      Menu Processos

      - Acesso Externo a Processo SEI

      - Cancelamento de Créditos Tributários

      - CIP – Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública – Isenção

      - Consulta Tributária

      - Equivalência de índice Construtivo

      - IPTU – Alteração de Imóveis

      - IPTU – Benefício Fiscal

      - IPTU – Inclusão/Lotação de Imóvel

      - IPTU – Revisão de Valor Venal

      - ISSQN – Benefício Fiscal

      - ISSQN – Regime Especial de Controle e Fiscalização

      - ISSQN – Transferência de Créditos Tributários

      - ITBI – Imunidade/Preponderância

      - ITBI – Processos Administrativos

      - ITBI – Recurso de Reestimativa Fiscal

      - Juntada de Documentos

      - Reclamação / Impugnação Lançamento

      - Recursos ao TART

      - Restituição e/ou Compensação


      Menu IPTU

      - Averbação

      - Denúncias


      Menu ITBI

      - Guias de ITBI

      - ITBI – Parcelamento de Guia

      - Denúncias


      Menu ISSQN

      - Baixa de Inscrição Municipal

      - Consultar Pendências de Declaração/Recolhimento

      - Confissão de Dívida

      - CPOM – Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios

      - Creative

      - Declaração de Receitas Tributáveis Objeto de Consulta Fiscal

      - DecWeb

      - Denúncias

      - Inscrição / Alteração Autônomos

      - Inscrição / Alteração – PJ

      - Nota Legal (NFS-e)

      - Reativação de Inscrição no ISSQN

      - Simples Nacional


      Menu RecuperaPOA

      - Criar Token de acesso para RecuperaPOA

      - Encaminhar documentação para liberação de parcelamento do RecuperaPOA

      - Incluir Confissão de Dívida com adesão ao RecuperaPOA