Quem pode requerer?

(seleção) O Contribuinte;

(seleção) O Procurador; e

(seleção) Parente (Mãe, Pai, Irmã(o), Esposa(o), Filho(a)) em caso de falecimento do contribuinte.


Documentos a apresentar:

(seleção)  (*) preenchido e assinado, acompanhado do documento de identidade e procuração com firma reconhecida (o reconhecimento de firma é dispensado quando apresentado documento de identidade do outorgante).

(seleção) Documento de Identidade (*), com fé pública e que contenha foto, e CPF;

EM CASO DE PROCURADOR:

(seleção)  com assinatura do Contribuinte reconhecida em tabelionato, com poderes de representação perante a Prefeitura Municipal de Porto Alegre ou conforme modelo padrão da SMF;

(seleção) No caso de deverá ser acompanhado da respectiva Procuração;

(seleção) Documento de Identidade (*), com fé pública e que contenha foto, e CPF do Procurador; e

EM CASO DE FALECIMENTO DO CONTRIBUINTE:

(seleção) Atestado de Óbito; e

(seleção) Documento de Identidade (*), com fé pública e que contenha foto, e CPF do parente que vem requerer a baixa.

(*) Dispensado para as solicitações através do Portal de Serviços, em função da utilização da autenticação pelo GOV.BR.


Observações:

  1. Os originais dos documentos digitalizados devem ser preservados pelo seu detentor até a data em que for expedida a decisão definitiva por parte da Administração Tributária Municipal (IN 03/2016).
  2. O servidor que recepcionar a baixa poderá requerer a apresentação de outros documentos que entenda necessários.
  3. A efetivação da baixa da inscrição, salvo disposição expressa, não implica na homologação dos recolhimentos efetuados, resguardado o direito do Fisco de constituir o crédito tributário pelo lançamento.