Tutoriais STI
Atalhos
Ferramentas de Espaço
Tutoriais STI tutoriais

MS OFFICE STANDARD 2019

Código GMATCód. Produto MSNomeTipo de Produto
1095769AAA-03499Office Std Dev SLPerpétua

O Microsoft Office Standard 2019 (o clássico Office) que possibilita a instalação do software na máquina e funciona por aquisição perpétua.

Uma das vantagens é a disponibilidade na máquina que foi instalada já que não necessita de internet para utilização. Ainda, as funcionalidades avançadas ficam disponíveis nas aplicações instaladas do pacote Office.

Uma desvantagem é não possibilitar acesso a aplicação MS Teams para reuniões virtuais. As aplicações ONENOTE, ONEDRIVE e SHAREPOINT, disponíveis no Microsoft Office 365, também não são habilitadas nesta versão.

Pela assinatura do Office Standard ficam disponíveis as seguintes aplicações:

WORD

EXCEL

POWER POINT

OUTLOOK

PUBLISHER

Incompatibilidade do Outlook 2016 ou superior com o servidor Exchange utilizado na Prefeitura de Porto Alegre

Existe uma incompatibilidade do Outlook disponibilizado desde o pacote Office 2016 com o servidor de e-mails utilizado por todo o Município de Porto Alegre, administração direta e Indireta (Procempa, DMAE, CARRIS, FASC, etc). O servidor de e-mails utilizado pelo Município é o Microsoft Exchange Server versão 2007. 

Microsoft Exchange Server 2007 e o fim do suporte desta versão

A referida versão 2007 do servidor de e-mails utilizada pela Prefeitura de Porto Alegre tornou-se incompatível com as versões mais atuais o Outlook, ferramenta cliente de gerenciamento de e-mail que compõe a suíte de programas do pacote Office, que sejam superiores à versão 2013. isto se deve ao fim do suporte do Exchange 2007 em abril de 2017. Sendo assim, o bug que ocorre na tentativa de execução de Outlook 2019 ou 2016, por exemplo, não está mais coberto pelo suporte técnico da Microsoft, o que inviabiliza o uso da última versão do Outlook no ambiente institucional da PMPA.

Solução de contorno

1) Utilização do Office 2019 sem o MS Outlook integrado à caixa de e-mails sendo assim possível utilizar os recursos das outras aplicações nas versões atualizadas.

2) Downgrade do pacote Office 2019 para a versão Office 2013 que é compatível com o servidor Exchange 2007.

Conforme o documento “Downgrade rights for Microsoft Commercial Licensing, OEM, and full-package product licenses” da Microsoft:

Q1: What products may I downgrade to if I have Microsoft Office Professional Plus 2019? A: Downgrade rights in Commercial Licensing programs give you the right to downgrade to any prior version of the same product. Therefore, you may downgrade Microsoft Office Professional Plus 2019 to any prior versions of Office Professional Plus. You may not, however, downgrade to a prior version of Microsoft Office Standard Edition because it is a different product and not considered a prior version of Microsoft Office Professional Plus 2019. In addition, Office Professional Plus 2019 users may not use earlier versions of any application included in a prior version license that is not included in license the user owns.

Em citação indireta e tradução livre, a Microsoft informa que o adquirente do pacote Office possui o livre direito de realizar o downgrade de sua versão, respeitando o tipo do produto (no caso, pacote Office Standard ou Professional). Sendo assim, devemos desvincular o entendimento de que compramos o software “Office 2019 Standard”, e sim entender que adquirimos o direito de uso de qualquer versão até a versão 2019 do pacote Office Standard, ou Professional, se for o caso.

Além disto, vale frisar que a Microsoft não comercializa versões anteriores de Office. A empresa e seus representantes comerciais credenciados só comercializam a última versão, permitindo que seja realizado downgrade. Logo, não tem como imaginar que existe a possibilidade de compra de uma versão mais antiga do pacote. Vale lembrar que, quando a Microsoft lançar a nova versão de Office 2021 (previsão: 2º semestre de 2021), somente poderemos adquirir essa nova versão de Office, independente da data de lançamento ser posterior à assinatura da ata de registro de preços. Por isto, quando verificamos a nomenclatura do item em nossa Ata de Registro de Preços , não há determinação do "ano" da versão que será adquirida.

  • Sem rótulos
Tutoriais STI tutoriais