A Prova de Vida é um procedimento administrativo, de caráter obrigatório, feito anualmente com o objetivo de evitar pagamentos indevidos dos benefícios relativos aos dependentes do Regime de Previdência Próprio. Além de prevenir fraudes, a Prova de Vida possibilita a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários.
Até o momento, a prova de vida deve ser realizada somente por pensionistas. O pensionista deve comparecer ao Previmpa no mês do seu aniversário e apresentar documentação atualizada (verifique abaixo a documentação necessária para cada procedimento) para comprovação de vida e consequente manutenção do benefício de pensão por morte.
O documento de identidade deverá encontrar-se em bom estado de conservação (perfeitamente legível) e ter sido expedido em prazo suficiente para que o pensionista possa ser identificado pela fotografia.
Em razão da pandemia de Covid-19, a Direção-Geral do PREVIMPA suspendeu as provas de vida até 30/09/2021, não havendo risco de bloqueio de pagamento. Aceitaremos por declaração com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório, entretanto não há a obrigação neste momento em razão da referida suspensão.
Para atualizações, consultar novas informações periodicamente no site do PREVIMPA http://www2.portoalegre.rs.gov.br/previmpa/ .
Caso tenha dúvidas, encaminha-las pelo Portal de Serviços.