Acessar de forma remota pastas de rede através de um computador externo à rede PMPA apenas utilizando a conexão VPN.
Acesso as Pastas Compartilhadas (PMPA FS3)
Em função da catástrofe de inundações ocorridas em Porto Alegre onde muitos computadores da PMPA ficaram inacessíveis e/ou inoperantes, a PROCEMPA customizou uma solução que permite aos nossos clientes acesso às pastas compartilhadas (PMPA FS3), mesmo que os desktops localizados em áreas atingidas, estejam desligados ou inutilizados. Por questões de segurança, a PROCEMPA está disponibilizando acesso a estes arquivos apenas para leitura e download;
Alertamos que você deve armazenar suas informações em locais seguros na rede da PMPA, sendo o DRIVE e o Zimbra alternativas seguras do Datacenter da PMPA, que a PROCEMPA mantém operacional, frente a todas as adversidades.
Para utilizar a nova solução(NextClound) você deverá previamente:
- Criar um despacho no SEI 24.12.000000700-7 informando:
- Nome completo
- Usuário de rede (user) Não informe sua senha.
- pasta que pretende acessar (caminho)
Ex.: pmpa-fs3\pasta_exemplo$
- Encaminhe este SEI para:
- GS-<seu órgão>
- T-ST10-Procempa
- T-Segurança-Procempa
Após receber a confirmação de liberação, acesse em seu micro pessoal e faça o seguinte procedimento:
- Conecte-se à VPN;
(caso vc não tenha VPN solicite através deste link: https://servicos.procempa.com.br/servicedesk/customer/portal/25/create/1155)
- Através de seu navegador de internet, acesse o endereço abaixo:
https://pastasderede.procempa.com.br
- faça login com seu user e senha de rede PMPA
Abaixo um exemplo de como as pastas aparecerão na solução:
Orientações Gerais sobre o Uso do Serviço
"pastasderede.procempa.com.br"
O serviço "pastasderede.procempa.com.br" permite acesso web ao conteúdo armazenado no servidor de arquivos pmpa-fs3.
Nesse momento, o acesso disponibilizado está limitado ao modo é "somente-leitura", com o objetivo de viabilizar a consulta a informações que estejam no fileserver.
O acesso será concedido sob demanda para compartilhamentos selecionados e usuários específicos.
No chat.procempa.com.br criamos o canal #pastasderede-suporte-2024 para esclarecer dúvidas, caso necessite acessá-lo solicite inclusão ao seu Analista de Negócios (AN) Procempa.
Em caso de dúvida ou suspeita de incidente, entrar em contato imediatamente com seu AN e/ou pelo seguranca@procempa.com.br
Esta solução é transitória, posteriormente os conteúdos deverão ser atualizados e armazenados no PMPA FS3.
Caso necessite editar algum arquivo, recomenda-se que o arquivo seja copiado para o serviço BriefCase, que está integrado ao Zimbra. Procurar manter essas cópias limitadas ao mínimo necessário para facilitar posteriormente o processo de conciliação quando retornamos a um regime norma de trabalho, com acesso integral ao file server. Recomendamos criar no Briefcase uma estrutura de pastas equivalente as do FS3, também com vistas a facilitar o processo de conciliação de arquivos.
Para incentivar a copia mínima, o download de pastas está desativado na solução pastasderede.procempa.com.br.
Reforçamos que, reconhecidas as implicações do cenário excepcional em que nos encontramos, ainda se faz necessário zelar pela integridade e confidencialidade dos documentos do Município. Dessa forma, destacamos que o acesso concedido não implica autorização implícita para armazenamento desses documentos em serviços de nuvem tais como Dropbox, GoogleDrive e similares.
Reforçamos também que se empreguem os cuidados necessários para garantir ao máximo a integridade do dispositivo que esteja sendo usando no acesso a esses arquivos, ou seja, que seja mantenha o sistema operacional atualizado com todas as correções de segurança disponíveis e que se utilize uma solução de antivírus, que deve estar também atualizada e que se evite instalar software de procedência duvidosa ou acessar sites não relacionados a atividade funcional enquanto estiver acessando arquivos e sistemas de trabalho.
No momento em que retornarmos as atividades normais, os arquivos deverão passar por processo de sanitização antes de serem devolvidos ao file-server para reduzirmos o risco de incidentes. Em outro momento, será encaminhada uma orientação mais específica sobre como ocorrerá esse processo.
Artigos relacionados
Não existe conteúdo com a etiqueta especificada