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(aviso) O protocolo de baixa é realizado através do Portal de Serviços da SMF, no link http://servicos.procempa.com.br/.


Passos a seguir:

  1. No Portal de Serviços, selecionar “ISSQN” no menu à esquerda e então, “Baixa de Inscrição Municipal” no menu à direita;
  2. Preencher os dados solicitados na tela;
  3. Inserir os documentos solicitados na tela (upload), em formato “pdf”;
  4. Clicar em “Criar”.

(aviso) Será criado um ticket para a solicitação, cujo andamento poderá ser acompanhado pelo Portal de Serviços.


Quem pode requerer?

(seleção) O Contribuinte;

(seleção) O Procurador; e

(seleção) Parente (Mãe, Pai, Irmã(o), Esposa(o), Filho(a)) em caso de falecimento do contribuinte.


Documentos a apresentar:

(seleção) Requerimento padrão de Baixa de Autônomo preenchido e assinado por pessoa autorizada, acompanhado do documento de identidade e procuração original com firma reconhecida (o reconhecimento de firma é dispensado quando apresentado documento de identidade do outorgante, original ou cópia autenticada, para conferência) ou cópia autenticada, se for o caso.

(seleção) Documento de Identidade, com fé pública e que contenha foto, e CPF (original);

EM CASO DE PROCURADOR:

(seleção) Instrumento de Procuração (original) com assinatura do Contribuinte reconhecida em tabelionato, com poderes de representação perante a Prefeitura Municipal de Porto Alegre ou conforme modelo padrão da SMF;

(seleção) No caso de Substabelecimento de Procuração deverá ser acompanhado da respectiva Procuração;

(seleção) Documento de Identidade, com fé pública e que contenha foto, e CPF do Procurador (original); e

EM CASO DE FALECIMENTO DO CONTRIBUINTE:

(seleção) Atestado de Óbito (Original); e

(seleção) Documento de Identidade, com fé pública e que contenha foto, e CPF do parente que vem requerer a baixa (original).


Observações:

  1. Os originais dos documentos digitalizados devem ser preservados pelo seu detentor até a data em que for expedida a decisão definitiva por parte da Administração Tributária Municipal (IN 03/2016).
  2. O servidor que recepcionar a baixa poderá requerer a apresentação de outros documentos que entenda necessários.
  3. A efetivação da baixa da inscrição, salvo disposição expressa, não implica na homologação dos recolhimentos efetuados, resguardado o direito do Fisco de constituir o crédito tributário pelo lançamento.


PMPA – SMF - RM / LOJA DE ATENDIMENTO

Atendimento de segunda à sexta-feira das 9h às 16h

Presencial na Av. Siqueira Campos, 1300, Térreo - Centro Histórico

Eletrônico pelos telefones: 156 (para chamadas locais) ou (51) 3289.0156 (para chamadas de outras cidades), opção 4

Site: https://prefeitura.poa.br/smf - Portal de Serviços: http://atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

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