SMF - Contribuintes
Space shortcuts
Space Tools
Skip to end of metadata
Go to start of metadata


(warning)  Anexe os documentos listados na tabela a seguir e abra o protocolo no link: https://servicos.procempa.com.br/servicedesk/customer/portal/12/create/993.

(info) Caso necessário, acesse o Manual de Utilização do Portal de Serviços SMF para sanar possíveis dúvidas a respeito da utilização deste Portal.



DOCUMENTOSDESCRIÇÃO
  • É OBRIGATÓRIO apresentar requerimento original, preenchido e assinado, dirigido à Secretaria Municipal da Fazenda - SMF, a quem compete a análise e concessão da exoneração tributária.

DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) E CPF DO CONTRIBUINTE

  • É OBRIGATÓRIO apresentar o original da Carteira de Identidade e CPF, ou de documento que a substitua, para a correta identificação da pessoa que consta na fatura de energia elétrica e conferência da assinatura no formulário.
DOCUMENTOS SOCIETÁRIOS
  • É OBRIGATÓRIO apresentar o original dos Documentos Societários (Requerimento de Empresário, ou Contrato, ou Estatuto Social e/ou Ata de Eleição da Diretoria Atual e alterações), devidamente registrados no órgão competente, que comprove que a pessoa que representa a sociedade possui capacidade para requerer em nome desta, se pessoa jurídica.
DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) E CPF DO REPRESENTANTE LEGAL
  • É OBRIGATÓRIO apresentar o original da Carteira de Identidade e CPF, ou de documento que a substitua, do representante legal da sociedade.
PROCURAÇÃO E DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) E CPF DO PROCURADOR
  • É OBRIGATÓRIO apresentar o original da procuração, caso o requerente não seja a pessoa que consta na fatura de energia elétrica, e do documento de identidade e CPF do procurador.
FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA
  • É OBRIGATÓRIO apresentar o original da fatura atualizada de energia elétrica da CEEE.

OBSERVAÇÕES

  1. Ficam isentos da contribuição os contribuintes que, comprovadamente, não sejam abrangidos pelo serviço de iluminação pública.

  2. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SMSUrb, para verificar se o requerente é abrangido pelo Serviço de Iluminação Pública.

  3. Este serviço não deve ser utilizado para os contribuintes vinculados às unidades classificadas como tarifa social de baixa renda que tenham efetuado cadastramento, conforme estabelecido pela ANEEL, porque já estão isentos.
  4. Os documentos deverão, preferencialmente, ser apresentados também em meio digital, e se possível, em arquivo único por documento.

  5. A tramitação deste processo é realizada pelo Sistema Eletrônico de Informações - SEI.

  6. A apresentação em meio eletrônico é obrigatória para os pedidos, requerimentos, reclamações e recursos que contiverem mais de 25 folhas.

BASE LEGAL

  • Lei Municipal nº. 9329/2003, Art. 5º, Inc II, com a redação que lhe foi dada pela Lei Municipal nº. 9903/2005

PMPA – SMF - RM / LOJA DE ATENDIMENTO

Atendimento de segunda à sexta-feira das 9h às 16h

Presencial na Travessa Mario Cinco Paus, s/nº, Centro Histórico

Eletrônico pelos telefones: 156 (para chamadas locais) ou (51) 3289.0156 (para chamadas de outras cidades), opção 4.

Site: https://prefeitura.poa.br/smf - Portal de Serviços: http://atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br